O período de envio das declarações do Imposto de Renda 2020 iniciou no dia 2 de março e terá como prazo final o dia 30 de abril. Por isso, se você ainda não faz parte dos milhões de brasileiros que já encaminharam suas declarações, que tal preenchê-la e enviá-la pelo app da Receita Federal?
Sim, ele existe e é uma alternativa rápida e acessível para declarar o Imposto de Renda 2020 - sem desculpas, pois, provavelmente, seu celular está com você em todos os cantos, certo?
Neste artigo, você conhece o aplicativo e o programa da Receita Federal - ferramentas disponíveis para a realização do preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda e, no final, vamos dar uma dica para facilitar - e muito! - na hora de fazer sua declaração.
Como utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”?
O aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponibilizado pela Receita Federal, mesmo sendo pouco conhecido, é um app feito, assim como o programa gerador, para receber as declarações do Imposto de Renda.
O procedimento para utilizá-lo é simples, faça o download do app de acordo com o sistema operacional do seu aparelho (Android ou iOS) e entre no aplicativo, informando seu CPF e a data de nascimento.
Depois disso, o contribuinte poderá iniciar, normalmente, o preenchimento da declaração - de maneira simples e intuitiva - inserindo informações pessoais, dependentes, rendimentos, pagamentos e assim por diante.
Pelo aplicativo da Receita Federal o contribuinte também poderá:
- acompanhar a declaração;
- verificar pendências na declaração;
- verificar a situação de débitos relacionados com o IRPF;
- gerar o DARF para pagamento;
- consultar o "Perguntão IRPF".
Atenção: para acessar o serviço de acompanhamento da declaração, será necessário cadastrar o seu dispositivo celular. Para isso, gere um código no site da Receita Federal e utilize-o para acessar o e-CAC. Lá será possível autorizar o acesso do seu aparelho e liberar os demais serviços.
Como utilizar o programa da Receita Federal?
Outra opção é realizar a declaração do IR 2020 pelo seu computador ou notebook. Para isso, será necessário fazer o download do programa da Receita Federal no aparelho.
Além disso, será necessário baixá-lo conforme o sistema operacional da máquina. Veja, abaixo, as versões disponíveis:
- Windows;
- Mac;
- Linux;
- Solaris;
- Multiplataforma.
Para realizar a declaração será preciso, assim como pelo app da Receita Federal, fornecer informações pessoais, de dependentes, seus rendimentos e pagamentos - entre outros - referente ao ano-calendário da declaração.
Como declarar pela Leoa?
Agora vamos a nossa dica para facilitar todo esse processo: um ótima opção é você declarar na plataforma da Leoa, com a ajuda de uma assistente virtual, de maneira gratuita e simples.
Para isso, basta acessar a plataforma da Leoa, realizar o seu cadastro e começar a responder as perguntas da declaração com o auxílio da assistente virtual que guiará todo o processo. Para ficar mais claro, a Leoa desburocratizou o processo, deixando tudo mais simples e fácil, para que o contribuinte consiga declarar sozinho, sem precisar da ajuda de um contador.
Agora, cabe ao contribuinte escolher qual opção é a mais adequada para o envio da declaração do Imposto de Renda - via aplicativo, programa da Receita Federal ou plataforma da Leoa.
Por fim, seja qual for a opção que você escolher, a declaração precisa ser encaminhada e chegar aos bancos de dados da Receita Federal até o prazo final da declaração 2020, certo?
Por isso, organize-se com antecedência e envie sua declaração o quanto antes.
Deixe seu comentário