Sim, é possível declarar o Imposto de Renda pelo celular. Inclusive, a Receita Federal elaborou um aplicativo específico para receber declarações por smartphones, o app Meu Imposto de Renda. Embora seja necessário atentar-se se os benefícios oferecidos pelo aplicativo cabem no seu perfil de contribuinte.
Mas, fique tranquilo, pois explicaremos as vantagens e as limitações de declarar o Imposto de Renda pelo celular. Além disso, vamos ensinar como declarar o tributo pelo aparelho. Preparado? Então vamos lá!
Posso fazer meu Imposto de Renda pelo celular?
Como dito inicialmente, antes de declarar seu Imposto de Renda pelo celular, é preciso considerar o seu perfil de contribuinte, isso porque, em relação ao software disponibilizado pela Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda possui algumas limitações.
Declarar o IR pelo smartphone, geralmente é recomendado aos contribuintes que optam pela declaração simplificada ao invés da declaração no modelo completo. Afinal, como o nome sugere, a declaração simplificada é mais simples e requer menos informações do contribuinte.
Além de o app Meu Imposto de Renda também não suportar alguns dados que, em alguns casos, podem ser necessários, como:
- declarações finais de espólio (herança);
- pagamentos ou rendimentos tributáveis superiores a R$ 5 milhões;
- imposto pago no exterior.
Logo, se o contribuinte precisa declarar alguma das informações elencadas, o indicado será realizar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda pelo software da Receita Federal ou pela plataforma Leoa (com todo o suporte de uma assistente virtual, facilitando o preenchimento do documento).
Afinal, se sua declaração for feita no modelo completo, supõe-se que haverá uma quantidade maior de despesas dedutíveis a serem declaradas e, com isso, mais informações a serem incluídas na declaração - deixando o preenchimento mais trabalhoso.
É pertinente mencionar ainda que o contribuinte poderá iniciar o preenchimento da declaração pelo aplicativo Meu imposto de Renda, ou seja, pelo seu aparelho celular e, quando necessário, continuar o preenchimento pelo computador ou vice-versa.
Além disso, realizar a declaração através do celular permite que o contribuinte pause o preenchimento e dê continuidade em um momento mais oportuno, sem a necessidade de iniciar e terminar o processo de declaração em um só dia.
Como declarar o Imposto de Renda pelo celular?
Agora que você entendeu os benefícios e as limitações do aplicativo Meu Imposto de Renda e concluiu que declarar o IR pelo celular ainda é a melhor opção para o seu perfil de contribuinte, confira o passo a passo que preparamos para você declarar o tributo através do seu smartphone.
- Baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda no seu aparelho celular - disponível para dispositivos iOS e Android.
- Instale o app no seu smartphone.
- Dê permissão para que o aplicativo acesse seu dispositivo.
- Informe seu CPF e sua data de nascimento (requisitados na tela inicial).
- Importe as informações da declaração anterior (caso já tenha declarado alguma vez o IR e tenha o arquivo no seu celular) ou inicie sua declaração do zero.
- Crie uma senha de acesso (será preciso elaborar, também, uma pergunta e uma resposta para recuperar sua senha, caso seja necessário).
- Comece a preencher sua declaração, seguindo os informes de rendimentos e despesas agrupados anteriormente.
Visto que é possível declarar o IR pelo celular, a qualquer momento e de qualquer lugar, podemos afirmar que o mais importante é não deixar de enviar a declaração do IR à base de dados da Receita Federal e saber que, além de tudo, declarar o tributo pode ser mais simples do que parece.
Deixe seu comentário