Aprenda a consultar sua última declaração de Imposto de Renda

Quem entregou a última declaração de Imposto de Renda no prazo estipulado pela Receita Federal já consegue consultar a situação do seu processo de maneira rápida.

Ultima declaração imposto de renda

O período de entrega da declaração de Imposto de Renda acontece, geralmente, no início de março e vai até o último dia útil de maio e, a partir desta data, todos que entregaram seu processo estão liberados para consultar o andamento da declaração.

Em 2021, por exemplo, desde o mês de maio, os lotes de restituição estavam sendo liberados mensalmente até o mês de setembro, mês de liberação do último lote.

Se você deseja ficar informado a respeito do andamento do seu processo, saiba que é possível consultar a declaração de maneira online e rápida.

Como consultar última declaração de Imposto de Renda?

A maneira como você vai conseguir consultar a última declaração de Imposto de Renda é fácil: basta acessar o site da Receita Federal, onde será possível checar as pendências e situação geral da declaração.

Para isso, é preciso:

1.  Ter em mãos o código de acesso

Para realizar o acesso no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), localizado no site da Receita, é fundamental ter em mãos o código de acesso.

A sequência numérica é individual e válida por dois anos. Por isso, caso o seu código seja de 2019, é necessário gerar um novo código de acesso no portal e-CAC para, então, conseguir verificar o seu processo.

Para criar uma nova sequência numérica, é preciso informar o número do seu CPF, data de nascimento e o número dos dois últimos recibos do Imposto de Renda.

2.  Fazer o login no e-CAC

Informe o número do CPF ou do CNPJ, além da sequência numérica do código de acesso e a senha de login. Agora você já pode entrar no sistema do e-CAC.

Com as informações preenchidas corretamente, clique em “Avançar” e o extrato referente à sua declaração do IR estará disponível para consulta.

3.  Consultar a declaração

Após o login efetuado, o contribuinte consegue ter acesso aos pagamentos em aberto, as parcelas vencidas, valores de restituição e andamento do envio do processo.

E existe um status disponível para cada situação.

Entenda o que significa cada uma dessas situações para entender o andamento da declaração.

  • Tratamento Manual: a declaração está em análise e o contribuinte será notificado por meio de correspondência.
  • Em análise: o processo foi analisado, porém a Receita continua analisando o envio de novos documentos, recebidos pelo fisco após o encerramento do prazo de envio da declaração.
  • Retificada: o contribuinte substitui o processo original por uma declaração retificadora.
  • Cancelada: a Receita Federal ou o próprio declarante cancelou o processo, o que faz com que a declaração perca seu efeito legal.
  • Com pendências: em situações em que há falta de documentação ou informações, é fundamental acessar a lista de pendências o quanto antes, para nao ter problemas com o fisco.
  • Em processamento: a declaração foi recebida pelo fisco, entretanto não foi analisada nem processada. Caso existam pendências, o contribuinte será avisado.
  • Processada: o processo foi aceito e processado pela Receita.
  • Em fila de restituição: o contribuinte tem direito a um valor a ser restituído, no entanto o saldo ainda não foi liberado.

Quais os benefícios de consultar a declaração?

Ao consultar a declaração logo após o envio, o contribuinte consegue evitar problemas perante o fisco, como multas, juros e notificações mais sérias.

Também consegue retificar seu processo, enviando documentos ou preenchendo corretamente uma nova declaração retificadora para corrigir informações incorretas ou incompletas, caso haja necessidade.

Lembrando, que os lotes de restituição das declarações enviadas em 2021, acabaram em setembro daquele mesmo ano. Quem não verificou os lotes no momento em que foram sendo liberados, pode acessar a informação, que fica disponível no site da Receita Federal, no portal e-CAC, utilizando o passo a passo que citamos acima.

Se você preferir facilitar seu acesso à consulta da restituição, você também pode fazer através da plataforma da Leoa, sem precisar de tantos códigos de acesso e procedimentos burocráticos.

O que você achou do post?

13 Respostas

Deixe seu comentário