1. O que é restituição de Imposto de Renda?
A restituição é basicamente um valor que foi pago a mais durante a declaração do Imposto de Renda devido às deduções aplicáveis. Ou seja, caso o contribuinte tenha pago o imposto retido na fonte, o valor real do Imposto de Renda pode ser menor com as deduções. Logo, o contribuinte pode receber esse dinheiro de volta do governo.
Outra forma simples de explicar é que a restituição acontece quando o saldo do contribuinte em relação ao imposto declarado é positivo. Se o saldo for negativo, o contribuinte está devendo e deve pagar essa diferença ao governo. Se o saldo for positivo, o contribuinte pode receber a restituição do governo.
2. Quem pode receber restituição de Imposto de Renda?
Qualquer contribuinte que tenha declarado no prazo e sem erros pode receber restituição, caso haja saldo a receber. Para conferir se há restituição para receber e como está o saldo, acesse a página da Receita Federal e insira seus dados.
O sistema irá retornar se há saldo a receber, mas lembre-se que você também precisa esperar o cálculo do mesmo. Para acompanhar, basta conferir o sistema periodicamente.
Caso você tenha restituição a receber, basta esperar o seu lote para receber o valor pelo governo em alguns meses ou fazer a antecipação da restituição do Imposto de Renda.
3. Quanto tempo demora para receber a restituição do Imposto de Renda?
A restituição 2023 será paga em cinco lotes após o prazo para declaração do Imposto de Renda. Os lotes são distribuídos entre maio e setembro e seguem uma lista de prioridades que é influenciada por vários fatores.
Primeiramente, quem declarou o Imposto de Renda mais cedo e sem erros entra na fila de recebimento antes, tendo prioridade sobre quem atrasou ou declarou incorretamente.
Contribuintes que têm prioridade automática:
- idosos com mais de 80 anos têm prioridade sobre todos os outros casos;
- idosos a partir de 60 anos;
- pessoas com doença grave ou com deficiência física ou mental (ou que tenham dependente nessas condições);
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Ou seja, quem declarou primeiro e contribuintes que se encaixem nas categorias acima estarão recebendo nos primeiros lotes. O restante será distribuído no decorrer dos lotes seguintes.
Estes são os lotes de recebimento da restituição IR para 2023:
4. Como antecipar a restituição de Imposto de Renda?
É uma prática comum para quem quer dinheiro rápido sem ter que esperar receber pelo governo, o que pode demorar vários meses.
Geralmente o serviço de antecipação é ofertado por bancos, mas as taxas variam bastante entre cada banco e a burocracia envolvida para finalizar o processo é desestimulante – sem contar que muitos bancos só oferecem as melhores taxas a correntistas, o que pode complicar ainda mais o processo.
5. Onde antecipar a restituição de Imposto de Renda?
A Leoa oferece uma solução única, simples e rápida, pois a Leoa não é banco e permite que você inicie o processo de antecipar a restituição do Imposto de Renda em questão de minutos.
6. Quanto tempo demora para receber a antecipação?
Para receber pelo governo, depende da sua prioridade e em qual lote você se encaixou com base nos fatores descritos acima. Ou seja, pode demorar o tempo que for entre dois a sete meses, sem maneira alguma de apressar o processo.
Porém, antecipando a restituição com a Leoa você recebe em até 48 horas.
Conclusão
Ainda sobrou alguma dúvida sobre restituição? Não esqueça de conferir os outros artigos no blog que entram em mais detalhes e sinta-se livre para comentar e perguntar suas dúvidas – teremos o prazer de responder!
Precisa de dinheiro? Antecipe sua restituição de Imposto de Renda com a Leoa e receba em 48h, é rápido e fácil.
Deixe seu comentário