Está aberta, oficialmente, a temporada de declaração do Imposto de Renda de 2023. Por isso, os cidadãos brasileiros que se encaixam nos parâmetros de obrigatoriedade do IR devem reunir os informes comprobatórios necessários e realizar a declaração - não tem jeito.
Além disso, depois desse primeiro momento de tensão, é natural ficar ansioso também pelo momento de recebimento da restituição - caso haja saldo a receber - mesmo sabendo que nem sempre esse valor chega ao contribuinte rapidamente e se torna preciso antecipar a restituição do Imposto de Renda.
É natural que nesta situação surjam dúvidas de como realizar a antecipação da restituição do Imposto de Renda e, como no momento da declaração, seja necessário pesquisar sobre o assunto antes de entrar de cabeça em qualquer proposta de restituição que apareça por aí.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para consultar e checar o status da restituição, é oferecido ao contribuinte dois caminhos:
- site da receita.
- aplicativo da Pessoa Física.
Veja, abaixo, como realizar a consulta pelas duas opções fornecidas pelo Governo Federal:
Site da Receita:
- abrir link de serviço da Receita;
- inserir dados - CPF e data de nascimento;
- clicar em avançar;
- consultar status da restituição.
Aplicativo:
- realizar a instalação do aplicativo - disponível para Android e iOS;
- inserir dados - CPF e ano da restituição;
- consultar status da restituição.
Tanto pelo site de serviço da Receita como pelo aplicativo Pessoa Física é possível checar se a restituição já foi encaminhada ou ainda está pendente.
Mas, para que o contribuinte fique mais tranquilo e tenha uma previsão de quando sua restituição sairá, o governo disponibiliza, também, os lotes de pagamento - que contém as datas de restituição.
Quais as datas dos lotes da restituição:
Confira, a seguir, os lotes programados para o ano de 2023:
Para ter uma ideia mais precisa da sua restituição, é preciso considerar os lotes prioritários - pessoas com mais de 80 e 60 anos, contribuintes com doenças graves e pessoas cuja renda seja majoritariamente do magistério - e a data de encaminhamento da sua declaração: primeira semana de março ou deixou para o último dia do prazo?
Considere, principalmente, o último ponto, visto que isso implica na data de recebimento da restituição, pois quanto mais cedo você encaminha a sua declaração, mais chances de recebê-la logo nos primeiros meses você tem.
Mesmo assim, há situações em que não há como esperar pelo valor da restituição entrar, concorda? E, nesses casos, é preciso entender como antecipar a restituição do Imposto de Renda.
Posso antecipar a restituição do Imposto de Renda?
Para realizar a antecipação da restituição do IR, alguns critérios precisam ser atendidos, como o valor mínimo disponível a restituir. Além de ter, geralmente, a declaração submetida a um processo de análise.
De modo geral, esse é um regulamento base para a maioria das instituições bancárias e plataformas especializadas que realizam o serviço de antecipação da restituição do Imposto de Renda.
No entanto, a melhor forma de saber se você pode ou não antecipar a sua restituição é entrando em contato com alguma instituição ou plataforma fornecedora do serviço.
A plataforma Leoa, por exemplo, além de analisar a declaração do contribuinte que deseja realizar a antecipação, restitui contribuintes que possuem no mínimo R$ 100 a restituir.
Como antecipar a restituição do Imposto de Renda?
Antecipar a restituição do IR é um processo simples e depende, na maioria das vezes, da decisão do contribuinte. Por isso, se você decidiu antecipar a sua, o primeiro passo foi concluído, o segundo será escolher onde realizar a antecipação.
Ela pode ser feita em instituições bancárias tradicionais ou através de plataformas especializadas - como é o caso da Leoa. Portanto, basta escolher uma delas, abrir um pedido de antecipação e atender os critérios estabelecidos pela prestadora do serviço.
Mas, fique de olho, pois as taxas e juros cobrados por algumas instituições podem ser agressivas e, por consequência, um mau negócio para o seu bolso. Por isso, analise e compare todas as opções, certo?
Por fim, agora que você sanou suas dúvidas sobre a restituição e aprendeu a antecipá-la, lembre-se: busque por uma prestadora do serviço prática, rápida e justa. Assim, será possível aproveitar, de fato, os benefícios da antecipação da restituição do Imposto de Renda, anotado?
Deixe seu comentário