A restituição do Imposto de Renda é um valor que o governo deve devolver ao contribuinte quando este paga um valor maior que o retido na fonte – geralmente essa diferença ocorre por causa de deduções que reduzem o valor real a ser pago.
Falamos em mais detalhes sobre a restituição do Imposto de Renda neste artigo!
Porém, a pergunta agora é se você está qualificado a receber restituição, e caso possa, quando e como pode receber?
Quem pode receber restituição de Imposto de Renda?
Todos os contribuintes que realizarem a declaração do Imposto de Renda no prazo e sem erros podem receber restituição – se houver, claro.
Porém, o pagamento de restituições é feito em lotes, o que significa que determinados indivíduos têm prioridade para receber primeiro.
Idosos, dependentes físicos ou mentais (ou que tenham guarda de alguém nessas condições), e contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério tem prioridade e costumam receber nos primeiros lotes.
Em 2023, as restituições estão sendo entregues em cinco lotes que vão de 31 de maio a 29 de setembro.
Mas para todos os contribuintes, e principalmente para quem não se encaixa nessas categorias, simplesmente realizar a declaração do Imposto de Renda o mais cedo possível e sem erros significa que você estará na frente e pode receber nos primeiros lotes também.
A regra geral é que quanto mais você demorar para declarar o Imposto de Renda, mais tarde deve receber sua restituição.
Como consultar se você tem restituição a receber
Para consultar se há saldo para recebimento é muito simples – basta acessar o site da Receita Federal e inserir seus dados que o sistema lhe dirá na hora se há saldo ou não. O processo de conferência é rápido e não deve demorar mais que um minuto.
Ao clicar no link, basta inserir os dados requisitados (CPF, data de nascimento, e captcha) e clicar no botão “Consultar”. O sistema lhe mostrará o resultado da consulta de restituição do Imposto de Renda na próxima tela.
Como receber a restituição IR
Após conferir se há saldo para receber, você tem duas alternativas: pode aguardar na fila pelo cálculo para saber quando pode receber ou antecipar sua restituição. Vamos analisar como funciona cada opção abaixo.
1. Aguardar na fila e receber pelo governo
Você aguarda os lotes de pagamento até poder receber sua restituição, o que pode demorar vários meses (geralmente até 7 meses). O lote em que você recebe vai depender de vários fatores, mas principalmente se você declarou o Imposto de Renda corretamente e sem atraso, e também de quantos contribuintes têm prioridade para receber primeiro.
Os lotes vão de maio a setembro, então você pode conferir no site da Receita Federal, durante esse período, até que a Receita tenha provisionado o seu pagamento. Esse processo pode demorar meses.
2. Antecipe sua restituição e receba sem esperar
Você antecipa a sua restituição, podendo receber o valor com antecedência para usar como quiser.
Na Leoa, você pode pedir a antecipação da sua restituição 100% online e receber em até 48 horas – muito mais rápido do que esperar meses para receber, normalmente sem ter certeza de quando, ou contratar um banco para fazer o mesmo serviço, que além de tomar mais tempo, envolve muita burocracia.
Concluindo
Hoje, declaração de Imposto de Renda e restituição não são mais processos complicados e burocráticos – a declaração do seu IR você pode fazer online conosco e o serviço é totalmente gratuito. Enquanto que a restituição, antes um serviço feito somente por bancos, pode ser feito também 100% online e sem complicação.
Deixe seu comentário