Logo após o encerramento do prazo de declaração, o contribuinte fica de olho no calendário para saber o momento ideal para realizar a consulta da restituição do IR de 2023.
Afinal, receber a restituição é sempre um alívio para o bolso do brasileiro, principalmente em meio a uma crise econômica, como essa, causada pela pandemia mundial do novo coronavírus, que alterou até mesmo a data de entrega da declaração anual do Imposto de Renda.
O prazo para entrega foi estendido para o final de maio de 2023. Além disso, saiba que a Receita Federal diminuiu os lotes da restituição. Antes, eram sete lotes e, em 2023, serão apenas cinco, ou seja, o dinheiro poderá chegar mais cedo na sua conta bancária.
Qual o prazo de cada lote?
Como citado no parágrafo anterior, a Receita Federal diminuiu para cinco a quantidade de lotes da restituição do IR de 2023.
Porém, mesmo com a diminuição da quantidade de lotes, a regra de preferência para recebimento continua a mesma, sendo que os primeiros a receber o valor do IR serão:
- idosos;
- pessoas com deficiências físicas;
- portadores de doenças graves; e,
- professores (desde que o magistério seja a sua maior fonte de renda).
Caso você não faça parte da lista de preferência, fique de olho no calendário para saber quando a sua restituição do IR de 2020 estará disponível.
É importante lembrar que a data de entrega da declaração do Imposto de Renda também influencia na data de liberação da restituição, de modo que as pessoas que entregaram a declaração mais cedo receberão primeiro.
Além disso, atente-se para caso a sua declaração tenha algum problema e necessite ser retificada, a sua restituição somente será liberada de acordo com a nova data, ou seja, a do envio da retificação.
O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio de 2023 e o restante será pago ao final de cada mês, até setembro.
Ou seja, as datas dos lotes para restituição do IR de 2023 ficaram da seguinte forma:
Faça agora: Consulta da restituição gratuita e rápida com a Plataforma da Leoa
Como fazer a consulta da restituição do IR?
Assim como qualquer outra consulta ao seu processo de IR, tudo é realizado de maneira totalmente online. Confira como, a seguir.
1º Passo: acesse o site da Receita Federal.
2º Passo: preencha os dados solicitados: CPF, data de nascimento e o código de verificação da própria página e o ano do IR que deseja consultar, no caso: 2023. Depois, clique em “Consultar”.
3º Passo: na página que abrirá a seguir, aparecerá a confirmação se houve ou não restituição do seu IR e a situação em que se encontra.
Fácil, não é mesmo?
Caso você não entenda o que diz a mensagem sobre a situação da sua declaração, leia, abaixo, resumidamente o significado de cada uma.
Em Processamento
Sua declaração foi recebida pelo Leão, entretanto o processamento ainda não foi concluído.
Em Fila de Restituição
O documento foi processado, mas o valor referente à restituição ainda não foi enviado para a sua conta bancária.
Processada
Sua declaração foi recebida e o processo foi concluído, entretanto, não esqueça de que a RF pode levar até cinco anos para homologar a declaração. Por isso, a mensagem “Processada” não significa que tenha sido homologada.
Com Pendências
Foram encontradas irregularidades na declaração, como informação digitada de maneira incorreta ou falta de documentos, e é preciso regularizar a situação o quanto antes.
Em Análise
Declaração recebida, mas em análise de documentos enviados ou na espera por envio de documentos ausentes.
Retificada
Uma declaração retificadora foi enviada, aceita e agora substitui a declaração do primeiro envio.
Cancelada
Quando a Receita Federal ou o próprio contribuinte cancela o envio da declaração.
Tratamento Manual
A declaração está em análise por algum motivo específico e o contribuinte receberá uma notificação da Receita Federal.
Dá para solicitar a antecipação da restituição do IR?
Saiba que é possível pedir antecipação do valor da sua restituição. Caso você consulte e perceba que está na lista de espera, é possível pedir antecipação através de empréstimos bancários ou diretamente com fintechs.
Ou seja, também é possível solicitar a antecipação da restituição através da Leoa, cujas vantagens são maiores quando comparadas às dos bancos. Olhe só!
- Taxas mais baixas;
- o valor da restituição entra na sua conta em até 48h;
- processo mais rápido;
- segurança e credibilidade.
Dica extra: consultas no site da RF
Por último, uma dica extra da Leoa para outras consultas referentes à sua declaração do IR: um código de acesso ao e-CAC ou o número do recibo da declaração podem ser exigidos.
Caso você não possua essas informações, saiba que ambas podem ser recuperadas de maneira simples, através do portal e-CAC.
Deixe seu comentário