A data de restituição do Imposto de Renda de 2023 não mudou, apesar de o prazo de entrega das declarações ter sido adiado para 31 de maio.
Isso significa que o primeiro lote a ser liberado permaneceu da data de 31 de maio de 2023, antes mesmo do fim das declarações.
Os pagamentos também foram separados em cinco lotes, normalmente, e os contribuintes estão recebendo suas quantias por lote, conforme suas declarações são processadas.
Dessa forma, quem declarou o IR mais cedo e sem nenhuma pendência, receberá a restituição primeiro. Já quem deixou para os últimos instantes, provavelmente, terá acesso ao pagamento somente no último lote, a menos que antecipe sua restituição.
Calendário das restituições em 2023
Como já citamos, aqueles que entregaram a declaração com antecedência recebem a restituição mais cedo, mas há outros grupos que têm prioridades, como: idosos a partir de 60 anos, professores e pessoas com deficiência.
Veja abaixo o cronograma da restituição do IR de 2023:
Como consultar a data da restituição do Imposto de Renda
É possível consultar a situação da sua restituição por meio do status da sua declaração e, ainda, descobrir em que lote você receberá a quantia, pelo site da receita federal, na consulta à restituição. Basta abrir o link e informar seu CPF e sua data de nascimento.
Já para conferir o status da declaração e descobrir se você está em fila de restituição, basta efetuar um login no Portal e-CAC.
Mas antes de entrar, clique em gerar código de acesso, para gerar um código para o login. Você também irá precisar de seu CPF e data de nascimento.
Na plataforma, clique em “Declarações e Demonstrativos” > “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física” > “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” > “Extrato do Processamento” > ano de "2023".
Agora em situação da declaração, você consegue ver se ela ainda está em processamento ou se já está em fila de restituição.
Como antecipar minha restituição?
Se você demorou para fazer a declaração, conferiu que sua restituição está nos últimos lotes e não quer esperar tanto, há uma solução: antecipar sua restituição. Porém, cuidado!
Ao antecipar sua restituição, se você não escolher a instituição certa, pode perder muito dinheiro, por isso, pesquise bastante a diferença de valores e escolha uma opção confiável e com as menores taxas.
Você pode tentar antecipar a sua restituição por uma instituição bancária, mas normalmente, as taxas não são muito baixas. Por isso, pesquise bem.
Como antecipar sua restituição com a Leoa
Com a Leoa, você consegue fazer todo o processo de antecipação de forma digital e receber o valor na sua conta corrente em até 48 horas após a solicitação.
Com essas dicas, você já pode consultar a data da sua restituição e, se não quiser esperar por meses, faça a sua antecipação.
Deixe seu comentário