Uma vez finalizada a primeira etapa do processo de Declaração de Ajuste Anual, ou, tradicionalmente falando, o processo de declaração de Imposto de Renda, o contribuinte pode acessar o seu extrato, através do portal da Receita Federal e conferir o status do seu processo.
Termos que podem aparecer no extrato do contribuinte
- Em processamento: a Receita já recebeu a declaração do contribuinte, mas ainda não a processou;
- Processada: a declaração já foi recebida e processada pela Receita Federal. Vale lembrar que, contudo, as declarações só são consideradas homologadas num período de até 5 anos - prazo legal;
- Com pendências: significa que a declaração do contribuinte está com pendências a resolver, ou seja, é a temida e conhecida malha fina. São pendências como, por exemplo, informações incorretas ou incompletas. Lembrando que há a possibilidade de corrigir a sua pendência e que isto não significa que, em caso positivo para restituição, você irá, necessariamente, perder a sua;
- Em análise: neste caso, a Receita Federal já recebeu e processou a declaração enviada, mas está em análise, o que pode se dar por motivos de necessidade do envio de novas documentações ou porque todos os documentos enviados pelo contribuinte ainda não foram integralmente analisados;
- Retificada: esta terminologia aparece quando a declaração enviada foi substituída por outra, retificadora.
- Cancelada: nos casos em que tanto a Receita Federal quanto o contribuinte cancelam a declaração, será este o termo constante no extrato.
- Tratamento manual: aparece quando o órgão competente está analisando a declaração do contribuinte e responderá ao mesmo por via de correspondência.
Agora, se o contribuinte, ao acessar seu extrato e se deparar com DECLARAÇÃO EM FILA DE RESTITUIÇÃO, isto significa que ele deverá acompanhar as datas em que a Receita Federal irá liberar os valores devidos ao mesmo, através da restituição, de acordo com o calendário que ela mesma instituiu.
Assim, significa que as deduções feitas no processo de envio da declaração do Imposto de Renda estarão voltando para o bolso do contribuinte, de maneira corrigida. Este é, certamente, o momento mais aguardado por quem declara seus ganhos, uma vez que os valores retornam corrigidos pela taxa básica de juros, a SELIC.
O que fazer se minha declaração está em fila de restituição?
Se você está com seu Imposto de Renda em fila de restituição, é importante ter em mente que o acompanhamento das datas para recebimento dos seus valores irá aparecer no seu extrato - ou você pode entrar em contato com o ReceitaFone, no telefone 146. Só assim você garante que o seu dinheiro renda mais.
Isso porque, ele só é corrigido até a data em que a liberação é feita para o banco indicado nos seus dados, na hora de enviar a declaração. Assim, você pode fazê-lo valorizar, sendo aplicando em novos investimentos ou utilizando e garantindo a atualização pela inflação.
Deixe seu comentário