Quem declarou o Imposto de Renda em 2023 teve o prazo de entrega estendido para 31 de maio, por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar dessa prorrogação, o calendário original do pagamento da restituição não sofreu alteração.
Portanto, quem tiver restituição para receber, vai estar em um dos cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Se você tem dúvida sobre o que é a restituição do Imposto de Renda, basicamente é um valor que o Leão devolve para quem já pagou mais imposto do que devia ao longo do ano. A Receita Federal entende que é direito do contribuinte receber esse dinheiro de volta.
O caso mais comum é dos trabalhadores que pagam Imposto de Renda Retido na Fonte, o IRRF, na folha de pagamento, todos os meses. Durante a análise da declaração, o Leão pode entender que esse contribuinte já pagou o que devia de imposto e, portanto, decide devolver o valor pago a mais.
Para saber se você tem direito a esse pagamento, que é depositado na conta bancária informada na declaração, basta fazer uma consulta da restituição do Imposto de Renda 2023. A seguir, explicamos como funciona!
Calendário de restituição do Imposto de Renda
Antes da consulta, é importante conhecer as datas de entregas dos lotes. A prioridade de entrega é determinada pela Receita Federal. Além de serem priorizados os contribuintes que entregaram a declaração de IR primeiro, estarão nos primeiros lotes, nessa ordem:
- Idosos com mais de 80 anos.
- Idosos a partir de 60 anos.
- Pessoas com deficiência física ou mental, ou doença grave, ou que tenham algum dependente nessas condições.
- Contribuintes que tenham como maior fonte de renda o magistério.
- Enfim, a ordem de entrega da declaração.
As datas de entrega dos lotes seguem as seguintes datas em 2023:
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Existem duas formas de consultar a sua restituição do Imposto de Renda: diretamente no site da Receita Federal, inserindo CPF, data de nascimento e o captcha solicitado, para provar que você não é um robô; ou pelo site da Leoa, informando CPF, data de nascimento, o ano desejado e o seu e-mail.
Em ambos os sites, além de saber se tem restituição a receber, também descobrirá se a sua declaração já foi processada ou se possui imposto a pagar.
Quem tem restituição a receber estará em algum dos lotes informados acima e, quem tem imposto a pagar, deve quitar o DARF o quanto antes, se já não o fez assim que finalizou a declaração do Imposto de Renda, já que ele tem um prazo de validade e o não pagamento pode gerar a cobrança de juros.
Como saber o valor da restituição do Imposto de Renda
Atualizado pela taxa Selic, o valor da restituição acumula depois do final do prazo de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito.
Ou seja, quem receber apenas no último lote, por exemplo, receberá o devido reajuste do valor da restituição.
Também pode acontecer de, por algum motivo, o pagamento não acontecer, caso a conta informada na declaração esteja errada ou desativada. Nesse caso, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Você deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001, se você mora em alguma capital. Para quem mora em outras localidades, o número é 0800-729-0001, e 0800-729-0088 é o número exclusivo para deficientes auditivos.
Você também pode antecipar sua restituição, se desejar, e receber o valor em até 48 horas. Com a Leoa, você pode fazer esse processo de maneira digital, sem precisar ir até um banco físico, e recebe o valor diretamente na sua conta bancária.
Deixe seu comentário