Para garantir que você receba a sua restituição do IR, basta conferir se os dados informados ao Leão estão corretos, principalmente aqueles referentes à sua conta bancária, que deve estar no seu nome e não no de outra pessoa. Se estiver tudo certo, é só consultar a sua restituição no site do Banco do Brasil.
Se a sua restituição do Imposto de Renda não caiu na conta, existem alguns motivos para isso ter acontecido. Para ajudar você a resolver a questão, a seguir, listamos as razões mais comuns para seu dinheiro não ter chegado e o que deve ser feito para ele entrar na sua conta.
Vamos conferir?
Por que minha restituição ainda não saiu?
Existem alguns motivos para a sua restituição ainda não ter entrado na conta. Veja!
1. Dados da conta incorretos
Um motivo bem comum que pode fazer a sua restituição não entrar na conta é ter informado algum dado da sua conta ou agência bancária errado. Esses dados são solicitados no momento da declaração do Imposto de Renda e é importante sempre revisar se não ficou nenhum dígito a mais ou a menos ou algum número incorreto.
2. Cadastro da conta de outra pessoa
Se você cadastrar a conta bancária de outra pessoa ao invés de uma conta própria, o pagamento da restituição também não vai acontecer, pois a Receita Federal só realiza a transferência do valor para contas que estejam no nome do titular da declaração. Ou seja, a conta bancária precisa estar no nome do contribuinte que declarou.
3. Problema de transferência do Banco do Brasil para sua conta
Se os dados da conta estão corretos e no seu nome, também pode acontecer uma falha de transferência por conta de vários motivos que podem ocorrer no sistema, fazendo o valor voltar para a Receita Federal.
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito pelo Leão por meio do Banco do Brasil, por isso, nesses casos, pode ocorrer uma falha na transferência dessa instituição para o banco da sua escolha informado na sua declaração.
O que fazer se minha restituição de Imposto de Renda não caiu na conta?
Se você tinha restituição a receber e ela não entrou na sua conta por algum dos motivos anteriores, faça o seguinte:
- Acesse a página do Banco do Brasil.
- Consulte sua restituição de Imposto de Renda no botão "Clique aqui".
- Informe seu CPF e o valor do imposto a restituir, somando os juros - você pode encontrar o valor no portal e-CAC em Meu Imposto de Renda > Extrato de Processamento > Ano da declaração em questão.
- Digite os dados da conta em que quer receber a restituição, lembrando que deve ser uma conta em seu nome.
Se você continuar tendo problemas mesmo depois disso, entre em contato com o seu banco para verificar o que pode ter acontecido para o valor não ter caído na sua conta.
Como consultar o lote da minha restituição?
Outro engano comum que acontece com os contribuintes é não saber que existem cinco lotes nos quais a entrega da restituição é distribuída segundo alguns critérios. Eles são entregues a cada mês, indo de maio a setembro. Assim, talvez a restituição ainda não tenha caído na sua conta simplesmente porque ainda não chegou ao seu lote.
Você pode fazer a consulta de qual é o seu lote acessando o site da Receita Federal e informando seu CPF e data de nascimento. Se aparecer 002, por exemplo, isso significa que a sua restituição está no segundo lote, logo, o valor será pago em junho. Lote 003 em julho, 004 em agosto e assim sucessivamente.
Outro canal para descobrir o seu lote é fazer a consulta da restituição pelo site da Leoa, inserindo CPF, data de nascimento, o ano desejado e o seu e-mail.
Como antecipar a restituição
Se você precisa do valor da sua restituição e a consulta mostrar que ele ainda vai demorar muito para cair na sua conta, é possível antecipar o recebimento da restituição de forma legal pela Leoa e, diferentemente dos bancos, você consegue realizar esse processo apenas pela internet, sem precisar comparecer a um banco físico.
Você só vai precisar enviar a sua declaração de IR, validar, aprovar e pronto: o dinheiro entra na sua conta em até 48 horas, sem precisar esperar os lotes do Leão. Como essa é uma modalidade de empréstimo, as taxas variam de acordo com a análise de crédito e o prazo de solicitação.
Essas informações foram úteis? Se sim, sugerimos que você compartilhe este artigo com mais pessoas para que elas saibam o que fazer quando a restituição do Imposto de Renda não cair na conta!
Deixe seu comentário