Para acompanhar o status da sua declaração do Imposto de Renda, encaminhada antes do término do prazo estipulado pela Receita Federal, será preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - o famoso e-CAC.
No e-CAC, o contribuinte poderá encontrar uma das situações abaixo:
- Em Processamento
- Em Fila de Restituição
- Processada
- Com Pendências
- Em Análise
- Retificada
- Cancelada
Assim, dependendo do status encontrado, poderá tomar uma atividade correspondente, como retificar a declaração “Com Pendências” ou acessar a previsão do seu pagamento ao encontrar o termo “Em Fila de Restituição”.
Mas antes de agir, será necessário entender como acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, cadastrar-se e conferir a situação da declaração do seu ajuste anual, concorda? Então, vamos lá!
Como verificar o status do Imposto de Renda via e-CAC?
O acesso ao Portal e-CAC é feito através do site oficial. Lá, será necessário fazer o seu login, somente assim será possível consultar a situação da declaração do Imposto de Renda. Caso você já tenha um cadastro, insira CPF/CNPJ, seu código de acesso e sua senha.
Agora, se o contribuinte ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, será necessário criá-lo. Para isso, informe CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.
Outra forma de conseguir a liberação do código, é realizando um cadastro através do Acesso.Gov.Br. Por lá, é possível gerar seu código sem a necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.
Aliás, se esse foi o seu primeiro ano declarando o tributo, o Acesso Gov.Br será o único meio de acompanhar o status da declaração do Imposto de Renda. Por isso, se esse for o seu caso, você deve ir lá se cadastrar primeiro, a gente espera.
Ufa! Agora que a parte mais burocrática passou e você está dentro do portal e-CAC, basta acessar a aba “Declarações e Demonstrativos” e, logo em seguida, “Extrato de Processamento da DIRPF”.
Você encontrará um dos termos mencionados no início do artigo, isto é, a situação do seu IR no momento da consulta.
Qual é a importância de acompanhar o status da declaração do IR?
Por fim, lembre-se da importância de acompanhar com regularidade o status da sua declaração, pois esse acompanhamento pode evitar que o contribuinte caia na malha fina fiscal por conta das pendências encontradas na declaração.
Verificar frequentemente a situação do IR também pode ser sinônimo de organização, já que é através do status “Em Fila de Restituição” que o contribuinte pode acompanhar, do mesmo, a devolução do seu dinheiro.
Além disso, quem não quer respirar aliviado ao ver a sua declaração “Processada”, voltando a se preocupar com o tributo apenas no ano que vem, não é mesmo?
Deixe seu comentário