Após o envio da declaração, muitas dúvidas começam a surgir e, dentre as mais comuns, os contribuintes se perguntam: "como saber se devo Imposto de Renda?".
Como ter certeza que a sua declaração foi enviada corretamente? É possível consultar o status da seu processo de IR? Como agir caso tenha pendências perante o fisco?
Que atire a primeira pedra quem nunca teve alguma dúvida referente ao Imposto de Renda, né? As respostas são simples e você vai entender melhor esta parte do processo, a partir de agora. Confira!
Como descobrir se estou devendo Imposto de Renda?
Logo após preencher a declaração no software da Receita Federal, entre no campo “pendências” e verifique os sinais de informações incompletas.
Se perceber que falta algo, corrija imediatamente. Preste atenção aos sinais!
1. Caso apareça um triângulo amarelo, significa que há algo incompleto, mas que a declaração pode ser entregue mesmo assim.
2. Quando o triângulo vermelho aparece, é necessário que o erro seja corrigido, para que a declaração possa ser entregue.
O ideal é que nenhum sinal apareça, ou seja, que o campo de pendências fique totalmente sem avisos.
Depois desta etapa, é preciso escolher o tipo de declaração, se será a completa ou a simplificada.
Podem aparecer três opções diferentes:
- imposto a pagar;
- imposto a restituir; ou
- as duas opções juntas (a pagar e a restituir).
Seja qual for a opção, analise os valores em aberto e, em caso de imposto a pagar, opte pelo menor valor.
Já quanto à opção a restituir, decida pelo valor mais alto e, por último, em situações quando as duas aparecem disponíveis, use os mesmos critérios de escolha.
Lembre-se de, antes de chegar nessa etapa, verificar se há pendências, pois isso pode modificar o cálculo do seu imposto a pagar e a restituir.
Feito isso, é só clicar em “entregar a declaração” e ficar de olho no seu processo, evitando que seu imposto caia na malha fina por pendências. Considere isso uma forma de prevenir futuros problemas com o Leão.
Onde devo consultar o processo de IR?
A forma de consultar a sua situação perante o fisco é a mesma para saber se sua declaração foi processada, se está em fila de restituição ou em análise.
Por isso, ressaltamos que só há um caminho para checar o Imposto de Renda: o portal e-CAC! Através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, é possível consultar e entender como está a situação do seu processo.
Caso você possua um cadastro no portal e-CAC, serão necessário os seguintes documentos para consulta do processo de IR:
- CPF/CNPJ;
- código de acesso; e
- senha.
Já se você não possui cadastro, é preciso gerar o código de acesso ao portal, informando os seguintes dados:
- data de nascimento;
- CPF; e
- número do recibo da declaração dos dois últimos anos.
Lembrando que, caso você não possua os números dos recibos do Imposto de Renda, é possível resgatá-los, dirigindo-se presencialmente até uma unidade da Receita Federal.
Como saber se ainda devo Imposto de Renda?
Após o envio da declaração, fica bem explícito se você deve o Imposto de Renda.
Se sim, o que você pode fazer é imprimir um boleto referente ao valor devido, o qual pode conter o valor total, que deve ser pago até o prazo final estipulado para o envio da declaração. Ou você pode parcelar em até oito vezes.
Porém, ao optar pelo parcelamento, haverá incidência de juros da taxa Selic de 1% ao mês e somente poderá ser parcelado o imposto que obtiver o valor superior a R$100, pois nenhuma parcela pode ser menor que R$ 50.
Os prazos para as parcelas são distribuídos da seguinte forma: a primeira parcela deve ser paga no prazo final de envio da declaração e as seguintes possuem o vencimento para o final de cada mês.
Se você possui restituição a receber, deve informar seus dados bancários.
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