Ao final da declaração, todo contribuinte tem acesso ao comprovante do Imposto de Renda, ou seja, a um recibo que comprova que as informações foram transmitidas para a Receita Federal.
É importante ter atenção a esse documento, disponibilizado na finalização do envio, porque além de comprovar a entrega da declaração dentro do prazo determinado pelo Leão, é por meio desse comprovante que você poderá corrigir possíveis erros que tenha enviado, o que diminui as suas chances de cair na malha fina.
Como emitir o comprovante de declaração de Imposto de Renda?
Já que o comprovante é emitido assim que você finaliza sua declaração, o ideal é guardar esse documento assim que ele é disponibilizado. Entretanto, na correria do dia a dia ou mesmo por trocar o dispositivo no qual o comprovante foi salvo, é comum que contribuintes acabem sem o recibo, e tudo bem.
Se você não salvou ou não tem mais o recibo salvo, pode recuperá-lo de três formas:
1. No portal e-CAC
Acesse o portal e-CAC, o centro virtual de atendimento ao contribuinte, mas saiba que é preciso gerar um código de acesso ou ter um certificado digital para esse fim. Se esse não é o seu caso, ainda existem mais duas opções.
2. Usando o dispositivo pelo qual enviou a declaração
Você pode simplesmente voltar até o dispositivo pelo qual enviou a declaração, pois seu comprovante do Imposto de Renda fica salvo de onde foi enviado, como em um notebook, por exemplo.
É bem provável que o recibo tenha ficado gravado nos arquivos do dispositivo. Você vai encontrá-lo na pasta "Arquivos de Programas". Abra o programa da Receita Federal que está nessa pasta. No programa, você consegue acessar a declaração e imprimir o comprovante. Basta clicar em "Declaração", escolher a opção "Imprimir" e, por fim, "Recibo".
Se você não enviou a declaração por um computador, mas por um smartphone ou tablet, também pode acessar o documento por meio do aplicativo da Receita Federal. Porém, nesse caso, você precisa ter o aplicativo instalado no dispositivo e também a cópia da declaração baixada.
3. Diretamente em uma unidade da Receita Federal
Se tudo isso não funcionar, ainda existe a opção de conseguir o comprovante do Imposto de Renda indo pessoalmente até uma das unidades de atendimento da Receita Federal que existem pelo Brasil.
Como ter acesso à cópia da declaração antiga do IR?
Já se você precisa ter acesso a uma cópia da declaração enviada para o Leão, também pode fazer isso pelo e-CAC.
Assim como o recibo, pode acontecer a perda da cópia da declaração, seja ela do último ano ou de outros anos. Afinal, dispositivos eletrônicos estragam e ninguém está livre de perder arquivos.
Por isso, a Receita Federal oferece no seu portal uma forma de recuperar esse documento também:
- Acesse o portal e-CAC
- Vá em "Processos Digitais (e-Processo)"
- Clique em "Abrir Dossiê Digital de Atendimento"
- Escolha a área "Cópia de Documentos DIRPF"
- Clique em "Obter cópia da última DIRPF entregue"
Pronto! Nenhum documento precisa ser apresentado, afinal você já vai ter usado a sua senha de acesso para entrar no portal, comprovando que é você.
É importante ressaltar também que o processo deve ser gerado no nome do titular da declaração. A cópia vai ser anexada ao processo e você pode consultá-la em “Meus Processos”.
Como salvar a declaração de Imposto de Renda em PDF?
Agora, caso você queira transformar a sua declaração do Imposto de Renda em um PDF, vai precisar entrar no programa da Receita Federal.
Nele, faça o seguinte procedimento:
- Vá em “Declaração”.
- Clique em “Imprimir”.
- Depois, o programa vai pedir para que você escolha a declaração que quer imprimir. Dê “Ok” e prossiga.
- Na tela que abrir, escolha a opção"Toda a declaração".
- Por fim, selecione "Gerar PDF" e clique em "Ok".
Deixe seu comentário