Na declaração pré-preenchida do IR, várias informações relacionadas aos pagamentos de impostos já são automaticamente informadas pela Receita Federal e basta que você complete o restante dos dados solicitados e confira se está tudo certo antes de enviar.
O documento preenchido nesse formato acaba sendo um dos jeitos mais simples de se ficar em dia com o Leão e ajuda a evitar complicações nos acertos de contas que, para muitos, são motivo de dor de cabeça e frustração.
Quem não tem o costume de guardar comprovantes de pagamentos e recibos, por exemplo, acaba tendo dificuldade na hora de preencher o Imposto de Renda, e a declaração pré-preenchida acaba contribuindo, além de ser importante para evitar atrasos.
Dá uma olhada em como ela funciona e como você pode acessá-la e concluí-la pela internet, pelo computador ou pelo celular!
O que é a declaração pré-preenchida de Imposto de Renda?
A declaração pré-preenchida do IRPF é o documento de declaração de Imposto de Renda preenchido, para você, pelo programa da Receita Federal com as informações da sua declaração do ano anterior e mais uma uma série de dados informados por empresas e entidades com as quais você tenha se relacionado no decorrer dos últimos meses.
Ela nada mais é do que uma maneira mais simples e rápida de declarar Imposto de Renda e, inclusive, quem optou por realizá-la em 2023 recebeu até um incentivo por parte do Fisco: informando o Pix para antecipar o IR, os contribuintes tiveram prioridade na hora de sacar a restituição.
E quais dados já aparecem na declaração pré-preenchida?
Quando você opta por usar a declaração pré-preenchida na sua prestação de contas ao Leão, percebe que, nela, estão incluídos dados como:
- imóveis adquiridos;
- doações;
- saldos em criptomoedas;
- fundos de investimentos e seus rendimentos;
- dentre outros.
Isso desde que as entidades responsáveis tenham registrado os seus dados corretamente! Outras informações precisam ser adicionadas por você antes do envio.
Como funciona a declaração pré-preenchida? Saiba mais antes de seguir em frente
O documento de IR pré-preenchido pelo programa do Fisco reúne os dados que você enviou para a Receita nas suas declarações anteriores e outras informações que o próprio órgão importa de sistemas de terceiros.
Isso agiliza e simplifica a sua entrega, evitando até mesmo que você caia na malha fina ou enfrente alguma situação de CPF bloqueado.
Por exemplo, caso você adquira um imóvel e envie corretamente a Declaração de Operações Imobiliárias (DOI), os dados desse documento entram na declaração automaticamente.
É claro que, mesmo com toda a tecnologia, existem chances de os valores informados não estarem corretos, por isso, a Receita Federal reforça que você, como responsável pela sua declaração, tem a responsabilidade de verificar tudo que está sendo colocado nela e alterar caso necessário.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida? Seu guia completo!
Para obter o documento, primeiro, você precisa escolher por onde vai recebê-lo e terminar de preenchê-lo: pelo programa de IRPF disponível para download no computador, pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo da Receita Federal no celular.
Depois, basta encontrar a opção pré-preenchida no menu, conferir os dados e apontar o que é pedido nos campos ainda em branco.
Lembre-se de que você precisa do login no site do governo federal – gov.br – para acessar todas as opções, então, se você ainda não tem uma senha vinculada ao seu CPF, essa é uma boa hora para fazê-la!
Através do programa IRPF para computador
Uma das opções para acessar a declaração pré-preenchida e finalizá-la antes de enviar ao Fisco é usar o programa gerador do IR, que você pode baixar do site do governo federal, buscando por “Download do Programa de Imposto de Renda”.
- Acesse o site da Receita Federal e procure por “Download do Programa de Imposto de Renda”.
- Ao clicar em “Baixar programa”, será iniciado o download de um arquivo pelo seu navegador. Quando o download terminar, é só abrir esse arquivo e continuar com a instalação, seguindo as orientações que aparecerem na tela.
- Assim que você abrir o aplicativo depois de tê-lo instalado, uma página de boas-vindas com o questionamento “O que você deseja fazer?” vai aparecer. Selecione a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”.
- Uma nova janela será aberta com a informação de que, para acessar algumas funcionalidades, você vai precisar fazer uma autenticação digital, que pode ser o seu login no gov.br. Clique em “Sim” para continuar.
- Assim que você clicar no “Sim”, uma nova página do seu navegador será aberta automaticamente. Ela levará você ao site gov.br para que você faça login usando o seu CPF e sua senha.
- Se estiver tudo certo, uma página confirmando seu login vai aparecer. Depois de ler a confirmação, basta fechar o navegador e voltar para o programa da Receita Federal.
- De volta ao programa, selecione novamente a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” e clique em “Declaração própria”.
- Pronto! O próximo passo será conferir se as informações estão de acordo com seus documentos e recibos, preencher o que estiver faltando e enviar.
Agora, quem não quiser baixar nenhum programa no computador pode iniciar a declaração a partir da pré-preenchida online e através do Portal e-CAC. Acompanhe abaixo.
Pelo portal e-CAC
Fazer o documento pelo Portal e-CAC também é bem simples: basta acessá-lo, clicar em “entrar com o gov.br” e esperar o redirecionamento para outra página. Depois, é só acessar usando CPF e senha.
- Assim que você fizer seu login no Portal e-CAC registrando CPF e senha em “entrar com gov.br”, clique na opção “Meu Imposto de Renda”.
- Na próxima página que aparecer, você vai encontrar um histórico de todas as suas últimas declarações. Em seguida, basta clicar em “Fazer Declaração” e selecionar o ano-exercício.
- Você pode conferir o nível da sua conta – que mostra o quanto ela está protegida para você conseguir acessar e utilizar todas as funcionalidades disponíveis – e também verificar as duas opções disponíveis de entrega de declaração de IR disponíveis – iniciar em branco ou com os dados pré-preenchidos.
- Selecione “Iniciar Pré-preenchida”, confira se seus dados estão todos corretos e preencha o que faltar. Envie.
Gosta de resolver tudo pelo celular? Também dá!
Pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” para celular
O mesmo procedimento para preencher e enviar declaração pré-preenchida de IR feito no computador pode ser realizado pelo seu smartphone, através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e iOS. Acompanhe o guia abaixo.
- Na loja de aplicativos do seu celular, procure por “Meu Imposto de Renda”. Selecione o app com a imagem de um arquivo na cor azul e as iniciais IRPF em cor verde. Verifique se, na descrição, está escrito “Serviços e Informações do Brasil”. Faça o download.
- Abra o aplicativo e faça o seu login com CPF e senha do gov.br, clicando em “Entrar com gov.br”.
- Preencha as informações em uma nova página que será aberta logo depois que você clicar no botão e espere ser direcionado(a) novamente ao aplicativo.
- De volta ao app, em “Declarações do IRPF”, você conseguirá visualizar o status das suas últimas declarações. Clique no documento do ano que você quer acessar.
- O aplicativo vai apresentar algumas informações sobre o atual estado das suas últimas declarações e indicar se cada uma já foi enviada ou se está sendo preenchida. Para fazer o seu documento referente ao ano-exercício atual, clique na opção “Preencher declaração”.
- Na próxima tela, você terá duas opções: começar a declaração em branco ou desenvolver o documento partindo de uma versão já pré-preenchida. Note que o aplicativo vai informar também a porcentagem de informações que já foram inseridas caso você opte pela segunda alternativa.
- Ao selecionar a opção “Iniciar Pré-preenchida”, todas as informações disponíveis serão carregadas no documento e caberá a você conferir tudo com cuidado antes de enviar, além de preencher os espaços em branco.
Uma vez encaminhado o IRPF ao Fisco, fique de olho na situação da declaração para saber em que pé ela está no processo de análise e descobrir se você tem ou não direito à restituição, por exemplo. Este monitoramento serve, ainda, para retificar o documento se necessário antes de você correr riscos.
Execute também o download do documento enviado à Receita para armazená-lo no computador no celular. Veja como fazer isso no tópico a seguir.
Como baixar a declaração pré-preenchida?
A maneira mais fácil de baixar uma cópia da declaração do seu Imposto de Renda é através do programa de IRPF disponibilizado pela Receita Federal para download no computador. Você precisa selecionar o arquivo, clicar em “Imprimir” e selecionar a opção “Visualizar”.
O programa vai criar um documento PDF no seu computador e baixá-lo automaticamente na sua pasta de downloads. Depois, você poderá remanejar o arquivo como preferir, emcaminhá-lo para você mesmo(a) por e-mail ou armazená-lo na nuvem.
Mesmo sem fazer o download, também dá para enviar e salvar o documento logo após finalizar seu preenchimento. A opção vai aparecer em qualquer uma das três modalidades adotadas para a prestação de conta: Portal e-CAC, site ou aplicativo da Receita.
Enfim, declaração pré-preenchida de IR vale a pena?
As vantagens da declaração pré-preenchida mostram que ela vale a pena, sim, porque simplifica e agiliza o processo. Esse modelo é recomendado, principalmente, para contribuintes que não têm todos os seus recibos e Notas Fiscais devidamente armazenados e organizados, para aqueles que não sabem exatamente quanto gastaram em despesas dedutíveis no decorrer do ano e para quem deixou para declarar em cima da hora.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda só não vale a pena para contribuintes que têm muitas despesas dedutíveis específicas e que precisam ser melhor detalhadas na hora de apresentadas ao Fisco.
Se você ainda tiver dúvidas sobre qual modelo adotar, o melhor a fazer é buscar a recomendação de especialistas em contabilidade. Enquanto isso, navegue pelo blog da Leoa para obter outras atualizações importantes e fugir de qualquer abocanhada do Leão!
Deixe seu comentário