Muita gente não sabe, mas a Receita Federal tem um portal virtual de atendimento, que é o e-CAC. Por meio dele é possível realizar diversas solicitações e solucionar problemas que fariam você perder muito tempo se fosse até a Receita Federal ou escolhesse ser atendido por telefone. Use a internet a seu favor!
Serviços disponíveis ao acessar o e-CAC
A tela que você vai ver ao acessar o centro virtual de atendimento da Receita Federal é essa:
Alguns serviços disponíveis no e-CAC são:
- Cadastro (como Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física)
- Certidões e situação fiscal
- Declarações e demonstrativos (como Declaração de Imposto de Renda)
- Restituição e Compensação (como compensação de ofício)
- Simples Nacional (como Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF)
- Senhas e procurações
- Cobrança e fiscalização (como Controle de Entrega de Declarações)
- Dívida Ativa da União
- Legislação e Processo (como Validação e Assinatura de Documentos Digitais)
- Pagamentos e Parcelamentos
- Regimes e Registros Especiais (como Programa Empresa Cidadã)
Passo a passo para gerar código de acesso ao e-CAC
Se você ainda não possui acesso ao e-CAC, siga os seguintes passos:
1. Acesse o e-CAC.
2. Quem já possui o código de acesso, pode utilizá-lo para acessar. Se você não possui código de acesso, é recomendável criar o seu acesso pelo portal gov.br, como recomendado abaixo. Ou mesmo se já possui o código de acesso, deve atualizar para o acesso pelo novo portal, caso não tenha acesso para o gov.br.
3. Se não tem acesso ao portal gov.br, na página do portal clique em “Crie sua conta gov.br”. Se não tiver certeza se já possui acesso ou não, pode digitar o seu CPF e clicar em “Avançar”. Se já possuir acesso, o portal pedirá uma senha. Se não lembrar da senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir os procedimentos.
4. Ao clicar em “Crie sua conta gov.br”, verá a tela abaixo. Selecione de que forma deseja fazer o acesso.
5. A mais simples, “Número do CPF”, vai levar você para a tela abaixo. Complete cada etapa com as informações solicitadas e vá clicando em “Avançar”. A etapa 1 vai pedir seu CPF e nome completo, você precisa aceitar os termos de uso do portal e confirmar que não é um robô.
6. Na etapa 2, serão feitas algumas perguntas de confirmação para saber se você é você mesmo.
7. Aí, na etapa 3, você escolhe como quer receber o código para ativar a sua conta, por e-mail ou SMS. O código enviado deve ser digitado na etapa 4, quando você precisará cadastrar uma senha sua. Guarde a senha.
Pronto! Com essa senha você poderá acessar todos os serviços do portal gov.br, bem como o portal e-CAC. No primeiro acesso no portal e-CAC, ele vai pedir se você autoriza que o acesso seja feito pelo gov.br, basta clicar em “Autorizar”.
Como acessar o e-CAC pelo celular?
Dentro do próprio e-CAC, depois que você estiver logado, é possível habilitar o seu dispositivo móvel (tablet ou smartphone) para acessar as informações do portal. Você só vai precisar clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e em “Habilite seu dispositivo móvel aqui!”. Depois, selecione “Cadastrar novo dispositivo”. A seguir, faça o seguinte:
1. Escolha um nome e uma palavra-chave de 8 a 20 caracteres. Confirme a palavra-chave e escolha uma data de expiração (por quanto tempo esse dispositivo móvel estará habilitado para ser usado para esse fim).
2. Escolha o tipo de serviço (Serviços do IRPF) que poderá ser acessado pelo dispositivo. Salve.
3. Instale o aplicativo "Meu Imposto de Renda" em seu dispositivo móvel.
4. Ao abrir o aplicativo, digite o seu CPF e a sua data de nascimento. Na tela seguinte, selecione os caracteres que aparecem na tela. Automaticamente, vai abrir uma nova tela, na qual você precisará fazer a ativação do aparelho. Clique nos três pontos do canto superior direito e selecione “Ativar dispositivo”.
5. Na tela que aparecer, clique em “Ativar Agora”. Vai abrir uma tela chamada “Acompanhar Declaração”. Digite o nome do dispositivo e código para ativação que você escolheu no portal do e-CAC. Clique em “Avançar”. Pronto! Agora você pode consultar o portal pelo seu dispositivo móvel pelo período escolhido no início da configuração.
Algumas observações
- Você pode autorizar mais de um dispositivo móvel, se desejar.
- Você pode autorizar que seu aparelho acesse as informações de mais de um CPF.
- Em cada consulta, você deve informar a palavra-chave cadastrada.
- O cancelamento do serviço, a alteração da palavra-chave ou a modificação do nome do aparelho deverão ser solicitados no mesmo link de cadastramento.
Como acessar e-CAC com certificado digital?
Se você possui um certificado digital, pode optar por essa forma de acesso, selecionando essa opção na tela inicial do e-CAC, conforme abaixo.
Boa navegação!
Deixe seu comentário