Para fazer download do programa do Imposto de Renda e declarar seu IR do jeito certo, você precisa procurar o programa no site da Receita Federal e depois o executar em seu computador. Quando terminar a declaração, lembre-se de baixar o arquivo do IR.
Com as dicas deste artigo e usando o programa oficial disponibilizado pela Receita Federal, até mesmo quem considera a tecnologia complicada de usar consegue facilidade e praticidade no processo. Não se preocupe!
Confira adiante o passo a passo para baixar seu IR sem complicações – e aproveite se precisar tirar alguma dúvida sobre preenchimento e envio final da declaração do Imposto de Renda pela internet.
Como fazer download do programa de Imposto de Renda?
Para baixar o programa no qual você vai declarar seu IR, acesse o site oficial da Receita Federal e procure pela seção de “downloads”. Depois, busque o programa de Imposto de Renda e execute ou instale no seu computador.
Então, localize o arquivo baixado na pasta “downloads” do seu computador ou na pasta que ficou especificada antes do início da instalação, execute o programa clicando duas vezes em cima de seu ícone e libere as permissões solicitadas.
Siga as instruções na tela para concluir o procedimento!
7 passos para baixar o programa do IR
Aqui está um checklist com todos os passos necessários para você completar a missão com sucesso. Utilize-o sempre que precisar.
- Acesse o site oficial da Receita Federal
- Procure por “downloads” e pelo nome do programa – Programa Gerador de Declaração IRPF para fazer o download da declaração de Imposto de Renda de pessoa física ou IRPJ para pessoa jurídica
- Execute ou instale o programa no seu computador
- Localize o arquivo na pasta de destino já no computador
- Execute-o clicando duas vezes em cima de seu ícone
- Autorize o que for necessário
- Siga as instruções na tela para concluir
Atenção: o formato do arquivo baixado do site da Receita Federal varia de acordo com o computador utilizado. Para Windows, o programa do IR é um arquivo “.exe”, para MacOS, pode ser ou um arquivo “.dmg” ou “.pkg” e para Linux, geralmente é um arquivo “.bin” ou “.sh”.
Isso não impede o sucesso da instalação: você apenas vai precisar se certificar de ter concedido as autorizações necessárias para ela progredir, mas o recomendado por especialistas é utilizar um sistema Windows ou MacOS em vez do Linux.
Especificamente no caso de uso de computadores da Apple (MacOS), se a instalação for impedida por ausência de reconhecimento do desenvolvedor, vá até “Preferências do Sistema”, selecione “Segurança e Privacidade” e clique em “Abrir Mesmo Assim” ao lado do aviso sobre o instalador. Pronto!
Uma vez instalado o programa do IR, utilize-o para preenchimento da sua declaração completa ou avalie a possibilidade de entregar uma declaração pré-preenchida.
Adiante estão mais algumas dicas que podem lhe ajudar.
Dicas rápidas para usar o programa do Imposto de Renda
Após a instalação do seu Programa Gerador de Declaração (PGD), faça login e comece a usar!
- Para fazer login, utilize nome de usuário e senha cadastrados no gov.br.
- Sempre que chegar a hora de declarar um novo IR, baixe uma versão atualizada do programa seguindo as mesmas etapas conhecidas anteriormente.
- Avalie a sugestão deixada pelo próprio programa sobre o melhor formato de entrega da sua declaração: completa ou simplificada.
- Certifique-se de ter inserido todos os seus dados pessoais de forma completa e com grafia correta, bem como as outras informações sinalizadas como obrigatórias pelo programa.
- Se você tiver os arquivos dos IRs de anos anteriores salvos no computador, importe os dados das declarações, pois eles vão facilitar e muito o preenchimento do novo documento.
Ao término do envio da sua prestação de contas para o Leão, faça o download do arquivo e o armazene em local seguro. Este arquivo é o registro oficial da sua declaração e também será uma ajuda e tanto para a entrega do ano que vem!
Como fazer o download da declaração do Imposto de Renda?
Imediatamente após o envio ou em outro momento, dentro do programa do Imposto de Renda você pode fazer o download do arquivo dec, ou seja, do arquivo correspondente ao documento da sua prestação de contas para o Fisco. Localize a declaração enviada, clique em “baixar” ou “salvar uma cópia” e escolha o formato do arquivo (PDF).
Salve o arquivo em um local seguro no seu computador ou em um serviço de armazenamento na nuvem.
Percebeu que cometeu algum erro e parece tarde demais para corrigir? Acalme-se! No mesmo local é possível fazer uma declaração retificadora, corrigir informações divergentes ou incluir alguma informação que faltou.
No mais, mantenha seus dados e comprovantes sempre organizados para reduzir riscos e dores de cabeça. Outros artigos aqui do blog da Leoa explicam quais são os gastos com educação que valem para restituição do IR, como fica a dedução de gastos com saúde no Imposto de Renda e também o que declarar no Imposto de Renda, importante para quem está fazendo o processo pela primeira vez.
Deixe seu comentário